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ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA–ESDE

 

 

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA

 

diversoslivrosA necessidade de sistematização do estudo do Espiritismo foi antevista por Allan Kardec, conforme se lê no Projeto 1868, inserido em “Obras Póstumas”, in verbis:

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios (…) Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências.”

 

Nas palavras de Kardec, um curso regular de Espiritismo exerceria “capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências”. E isso porque, sendo o crivo da razão o princípio básico de aceitação das idéias espíritas, a divulgação do Espiritismo reclamava a formação de adeptos esclarecidos, que fossem capazes de manter a Doutrina isenta dos erros e dos desvios causados pela ignorância.

 

Com o passar do tempo, a urgência de se organizar um estudo metódico do Espiritismo foi-se impondo, notadamente no Brasil, à medida que se ia intensificando a procura do público pelas Casas Espíritas. Esse afluxo crescente de pessoas em busca da informação doutrinária, causado, em grande parte, pela ampla divulgação do Espiritismo, passou a preocupar os líderes do Movimento Espírita. Tornava-se necessário proporcionar aos freqüentadores do Centro Espírita a oportunidade de estudarem o Espiritismo de forma sistematizada, quando os conteúdos doutrinários lhes seriam apresentados ordenadamente, obedecendo a uma seqüência lógica de assuntos inter-relacionados.
Não faltou o apelo do Plano Espiritual no mesmo sentido, tanto que o Espírito Angel Aguarod, em mensagem recebida, em 1977, na Federação Espírita do Rio Grande do Sul, enfatiza:

“Cabe, pois, aos espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das obras básicas da Doutrina, promovendo um estudo sistemático das mesmas.”

 

Finalmente, em 1983, ocorre o lançamento da Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), em reunião memorável do Conselho Federativo Nacional. Na ocasião, o Espírito Bezerra de Menezes, em mensagem psicofônica recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, acentuou:“Um programa de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhum demérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao longo dos anos (…) é o programa da atualidade sob a inspiração do Cristo.

 

 

CONCEITO E OBJETIVO

 

O ESDE é uma reunião privativa de grupos, a qual objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita.
Embora seja óbvio que o seu objetivo é o de estudar o Espiritismo de forma metódica, contínua e séria, com programação fundamentada na Codificação Espírita, não é demais ressaltar esse aspecto, uma vez que, ocasionalmente, se veem tentativas de se incluírem, nos cursos de ESDE, teorias estranhas ao contido nas obras básicas do Espiritismo. Desse modo, é preciso que estejamos sempre alertas, uma vez que o ESDE visa ao estudo sistematizado do Espiritismo e nada mais.

 

 

CONSEQUÊNCIAS DO ESDE

 

Não obstante a definição muito clara do seu objetivo, que é o de estudar a Doutrina Espírita, o ESDE traz conseqüências bastante amplas para aqueles que o freqüentam. Essas conseqüências podem-se resumir da seguinte maneira:
1) facilita a reforma íntima;

2) garante a unidade de princípios em torno do estudo, facultando a compreensão e a assimilação corretas dos princípios doutrinários espíritas;

3) proporciona a propagação da doutrina espírita nas bases em que foi codificada;

4) desenvolve a fé raciocinada;

5) contribui para o desenvolvimento de oradores mais bem preparados;

6) possibilita o entendimento do verdadeiro sentido da palavra caridade, induzindo à sua prática;

7) favorece a participação de todos e a criação de condições favoráveis para o desenvolvimento da criatividade, da colaboração e da responsabilidade.

 

 

ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

 

É imprescindível que os participantes do ESDE vejam nas demais atividades da Instituição Espírita seus espaços de trabalho.
A sua organização obedece a um esquema básico administrativo e pedagógico:

Administrativo:
a) Coordenador Geral
b) Monitor
c) Participante
d) Secretaria
e) Biblioteca

 

 

Atribuições do Coordenador Geral:

 

* administrar as atividades do Departamento ou do Setor;

* elaborar o plano de atividade do ano;

* apresentar o planejamento das atividades do ESDE à Diretoria;

* constituir o quadro de monitores para as diversas turmas;

* freqüentar, junto com a sua equipe, cursos de aperfeiçoamento doutrinário-pedagógico.

* Atribuições do Monitor:

* desenvolver o plano de trabalho elaborado;

* comparecer às atividades com assiduidade e pontualidade;

* comunicar, com antecedência, os seus impedimentos;

* participar de cursos de aperfeiçoamento doutrinário-pedagógico;

* manter em dia o registro de freqüência de sua turma;

* participar das reuniões doutrinário-pedagógicas organizadas pela Coordenação.

 

Atribuições do participante:

 

* frequentar as reuniões de estudos com assiduidade e pontualidade;

* justificar ao monitor as suas faltas e atrasos;

* acatar as normas de funcionamento do Curso;

* participar das atividades extraclasse;

* participar das reuniões confraternavas constantes do plano de atividades do Curso.

 

 

DIVISÃO DO PROGRAMA

 

Programa dos estudos para 10 anos conforme programa do ESDE e EADE da FEB, abaixo apresentado:

 

Programa Fundamental – Tomo I

Módulo I: Introdução ao estudo do Espiritismo
Módulo II: A codificação espírita
Módulo III: Deus
Módulo IV: Existência e sobrevivência do Espírito
Módulo V: Comunicabilidade dos Espíritos
Módulo VI: Reencarnação
Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados
Módulo VIII: Lei divina ou natural
Módulo IX: A lei de adoração. OBS: São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: introdução, primeira, segunda e terceira partes.

 

 

Programa Fundamental – Tomo II

Módulo X: Lei de liberdade
Módulo XI: Lei de progresso
Módulo XII: Lei de sociedade e Lei do trabalho
Módulo XIII: Lei de destruição e Lei de conservação
Módulo XIV: Lei de igualdade
Módulo XV: Lei de reprodução
Módulo XVI: Lei de justiça, amor e caridade
Módulo XVII: A Perfeição Moral
Módulo XVIII: Esperanças e Consolações

 

OBS: São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: terceira e quarta partes.

 

Programa Complementar – Tomo Único

Módulo I: Vida no mundo espiritual
Módulo II: Fluidos e perispírito
Módulo III: O fenômeno de intercomunicação mediúnica
Módulo IV: Dos médiuns
Módulo V: Da prática mediúnica
Módulo VI: Obsessão e desobsessão
Módulo VII: Fenômenos de emancipação da alma
Módulo VIII: A evolução do pensamento religioso
Módulo IX: Movimento Espírita e Unificação

 

Estudo aprofundado da Doutrina Espírita

RELIGIÃO À LUZ DO ESPIRITISMO – TOMO I
Módulo I: Antecedentes do Cristianismo
Módulo II: O Cristianismo

RELIGIÃO À LUZ DO ESPIRITISMO – TOMO II – parte I
Módulo I: Metodologia para o estudo do evangelho à luz da Doutrina Espírita
Módulo II: Ensinos diretos de Jesus
Módulo III: Ensinos por parábolas
Módulo IV: Aprendendo com as curas
Módulo V: Aprendendo com fatos cotidianos
Módulo VI: Aprendendo com fatos extraordinários

SINOPSE:

O Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita, EADE, tem como finalidade aperfeiçoar o conhecimento do Espiritismo. Trata-se de um Curso destinado às pessoas que demonstram possuir entendimento básico dos postulados espíritas e que, espontaneamente, desejam prosseguir nos estudos regulares e sistematizados da Doutrina Espírita. O Curso está organizado em dois programas: Religião à Luz do Espiritismo e Ciência Espírita. O programa Religião à Luz do Espiritismo contém três tomos, assim especificados: Tomo I – Cristianismo e Espiritismo. Tomo II – Ensino e Parábolas de Jesus. Tomo III – Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus. O programa Ciência Espírita está desenvolvido em dois conteúdos: Tomo I – Aspectos Filosóficos da Doutrina Espírita. Tomo II – Aspectos Científicos da Doutrina Espírita.

 

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